sábado, 15 de outubro de 2011

Mercado de Capitais

O capital esta baseado na força do trabalho. Para se produzir um bem, eu tenho que trabalhar para produzir o bem , sustentar a estrutura que produz o bem , Os meios de produção, e hoje mais ainda porque tenho que trabalhar para sustentar o meio ambiente, em que vivo. Para isto tenho que consumir o que ja esta pronto, bem como aquilo que ainda sera feito.
Certas estruturas de conforto, não se pode construir , usando apenas a força de trabalho de hoje,
mas a de hoje e a futura, através da venda futura do produto a ser consumido. Um belo exemplo uma hidroelétrica, O preço que se paga , para a construção de uma usina, é muito maior , do que ela ira produzir hoje....... Logo iremos ao mercado atras de grupos que tem poupança. , para comprar a energia futura, que sera ainda produzida e bem como vendida. Com isto este poupadores se usurpam dos meios de produção, passando a ser os donos futuros , desta força de trabalho. Uma usina custa para ser construída mil reais, mas ela produz por ano 100 reais, logo toda a força de trabalho , só poderia ser remunerada em 10 anos. Porem financiam sua força de trabalho, em alguns países , por més outros por semana. Logo como a construção da usina , tem um prazo de construção de um ano., temos que ter em um ano os mil reais, para o pagamento da força de trabalho, para isto recorremos a elaboração de papeis que serão lastreados no pagamento futuro dos recebíveis desta usina. E estes papeis são vendidos aos poupadores., que muitas vezes são organismo que detém a poupança de força de trabalho, como os fundos de pensões dos trabalhadores. Com a evolução das estruturações financeiras para captar fundos para comprar a força de trabalho futura , começou-se a criar papeis não mais com garantias futuras da força do trabalho, mas sim lastreado apenas em papeis, tornando-se assim papeis lastreados em fumaça, Esta situação começou a ficar mais frequente , principalmente quando o homem passa produzir papeis para financiar a usurpação do outro homem, guerra por exemplo.
E também , uma situação da nossa modernidade , que é a exaltação do espirito acumulativo. , concentrando cada vez mais , as garantias futuras lastreadas em força de trabalho, bem como garantias futuras lastreadas em papeis, pouco importa , o que importa é termos uma concentração tão grande que nos torne os donos do mundo, mesmo que seja um mundo virtual....








cwert

Nenhum comentário: