No principio o homem, vivia apenas da coleta e da caça. Comia apenas as plantas e os animais. A força de trabalho, era usada para todos, tudo era socializado a comida ,a casa, os utensílios domésticos , as armas de caça. Como eles habitavam lugares quentes , pois o homem tem controle sobre o calor , mas não sobre o frio: através das glândulas sudoríparas , nos conseguimos manter vivos , apenas repondo a perda da água.
Andando atras dos animais , que procuravam novas pastagens. o homem , chegou no frio.
Diante deste novo obstaculo de sobrevivência, o homem desenvolveu novas tecnologias, pára poder construir um ecossistema para sua sobrevivência Construiu casa , e criou a nova pele para se proteger do frio. Teve que conservar a comida, através do cozimento, e surgindo assim a comida manufaturada. Teve que abrigar os animais e com isto , trouxe para dentro de casa e passou mesmo a domestica-los, para ter o seu alimento por perto, devido a dificuldade de locomoção durante o inverno, neve....... frio.... vento...
Por um acidente qualquer o homem teve toda sua reserva de alimentos, destruída , por um interperi da natureza. O homem vendo a sua família, passando fome e ameaçada de morrer. O homem ataca o seu vizinho e rouba a sua comida , destrói e pratica a pilhagem.
Surge a guerra, e para se defender do ataque daquele que foi atacado , o homem começa a desenvolver uma tecnologia, para a guerra, para sempre matar o outro e com isto, ficar com os ssus pertences ...... e isto continua até hoje, ( para se ter um exemplo, se a guerra do Vietnam durasse mais 3 anos , com certeza a vacina da malaria seria descoberta . em função do estrago que a malaria fazia junto ao soldado americano.)
Em função da guerra o homem começou a furtar a a força de trabalho do outro, através da pilhagem dos bens que o homem havia construído. O homem com isto passa a curtir o espirito acumulativo.Temos ai , o principio da acumulação de riqueza, sempre furtando a força de trabalho do outro. Com o mercantilismo o homem , mais uma vez criou novas artimanhas , para poder aumentar o lucro sobre o produto, podemos dizer para poder aumentar o roubo. Assim tivemos o produto, sendo incorporado como mito, e representando uma nova função, e não apenas aquela para que foi construído. A segunda pele teve a função aumentada , não apenas para proteger a primeira pele, mas para representar o poder , e mesmo a sua ,classe social , criada também para poder onerar alguns objetos , que só poderiam ser usados por uma classe social privilégiada. E isto continua até o mercado de capitais , como temos hoje, mais isto já é a super assumo do roubo da força de trabalho, utilizando a mais valia como diria Max , não só pelos que construíram o objeto, mas através do mercado futuro. temos o roubo da mais valia daqueles que irão ainda nascer............ .
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário